Perguntas Frequentes

 

Quais as atividades da Empresa EMGEPRON?

A EMPRESA GERENCIAL DE PROJETOS NAVAIS – EMGEPRON é uma Empresa Pública que possui características singulares e complexas que a tornam única no País. A multiplicidade de sua finalidade tem propiciado a atuação em diferentes cenários que vêm se apresentando ao longo de sua existência, atendendo sempre às necessidades demandadas da Marinha do Brasil.

 

Quais as principais áreas de atuação da EMGEPRON?

Tem como principal área de atuação a Promoção da Indústria Militar Naval do País, além da participação na pesquisa e desenvolvimento de modo a permitir o aprimoramento de capacidades próprias para o atendimento das necessidades, de material e conhecimento do Poder Naval estão contextualizadas o que permite manter a funcionalidade da Empresa em caráter perene.

 

Quando a EMGEPRON foi criada?

A Empresa foi criada em 09 de junho de 1982, pela lei nº 7.000. Em 31 de março de 1982, o Almirante Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, Ministro da Marinha, encaminhou a Presidência da República a Exposição de Motivos – n.º 0034 na qual justificou necessidade de criação de uma Empresa Pública que atendesse as necessidades e interesses da Nação. Em maio de 1982, o Diário Oficial da União publica o Projeto de Lei n.º 9 no qual autoriza o Congresso Nacional a criar a EMPRESA GERENCIAL DE PROJETOS NAVAIS. No mês seguinte a Lei n.º 7000/82 institui formalmente a Empresa, que teve como principal motivação para o seu estabelecimento a tarefa de contribuir para o engrandecimento do Poder Naval, resumidos em três amplas finalidades: I – promover o desenvolvimento da indústria militar naval brasileira e atividades correlatas, abrangendo, inclusive, a pesquisa e o desenvolvimento; II – gerenciar projetos integrantes de programas aprovados pelo MINISTÉRIO DA MARINHA; e III – promover ou executar atividades vinculadas à obtenção e manutenção de material militar naval.

 

Onde a EMGEPRON está localizada?

Sua sede fica no Edifício Almirante Raphael de Azevedo Branco, Ilha das Cobras, no Centro do Rio de Janeiro.

 

Qual a missão da EMGEPRON?

Gerenciar projetos de interesse da Marinha do Brasil e da administração pública, executar atividades vinculadas à prestação de serviços, obtenção e manutenção do material militar naval, assim como de outras atividades correlatas, a fim de contribuir, direta ou indiretamente, para o fortalecimento da Indústria Militar de Defesa, com qualidade e ética.

 

Quais os principais projetos gerenciados pela EMGEPRON?

O principal esforço da Empresa é tornar-se uma referência na prestação de serviços ligados aos sistemas navais, à produção de munição de médio e grosso calibres, à construção, modernização e reparação dos meios navais, à execução de atividades relacionadas à oceanografia e hidrografia, à disponibilização e treinamento de mão de obra especializada, à execução de atividades logísticas e de apoio à obtenção e à condução de outros projetos de interesse da Marinha. Portanto, podemos citar como exemplos de projetos com participação da EMGEPRON os de produção de munição de artilharia na Fábrica Almirante Jurandyr da Costa Müller de Campos (FAJCMC), a modernização dos sistemas da Fragatas Classe “Niterói”, a integração do sistema de combate da Corveta “Barroso”, além de projetos de obtenção de meios navais. A Empresa atua também na gerência de projetos para outras instituições, como a Petrobras, para a criação de recife artificial marinho e a concepção de um terminal de GNL, o Ministério da Educação, para a construção de lanchas de transporte escolar, o Governo de Angola, para o levantamento da plataforma continental, e a Namíbia para projetos de construção naval, estudos do mar e formação de pessoal.

 

Quais os principais produtos e serviços comercializados pela EMGEPRON?

Os principais produtos da linha de comercialização da Empresa são: munição de artilharia, sistemas navais, estudos oceanográficos, cartas náuticas, treinamento de pessoal, construção de navios-patrulha e lanchas-patrulha, estes encomendados à Estaleiros Privados e reparos navais.

 

A Fábrica de Munição, localizada em Campo Grande, pertence à EMGEPRON?

A Fábrica de Munição Almirante Jurandyr da Costa Müller de Campos (FAJCMC) pertence à Marinha do Brasil. A EMGEPRON gerencia suas atividades industriais e administrativas .

 

A EMGEPRON fabrica munição para arma portátil ou de pequeno calibre?

A fábrica produz munições de médio e grosso calibres, empregadas em canhões de navios de guerra ou de artilharia de Costa.

 

Qual é o principal cliente da EMGEPRON?

No Brasil, a Marinha é o principal cliente da EMGEPRON. Os outros clientes são o Ministério da Educação (MEC) e a Petrobras. No exterior, a EMGEPRON tem como principais clientes as Forças Armadas da América do Sul, África e Ásia.

 

Como empresa pública, a EMGEPRON recebe recursos do Governo?

A EMGEPRON tem autonomia financeira e gera seus recursos pela prestação de serviços contratados.

 

 

CONCURSOS

 

Como a EMGEPRON contrata seus empregados?

A EMGEPRON, como empresa pública, contrata empregados mediante realização de concurso público.

 

Os empregados da EMGEPRON são servidores públicos?

Os empregados da EMGEPRON são empregados regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

 

Como posso me informar a respeito dos Concursos da EMGEPRON?

No site da EMGEPRON http://www.emgepron.mar.mil.br/index/editais_concursos.htm ou em jornais especializados em Concursos, podem ser obtidas as informações .

 

O que é necessário para concorrer aos cargos da EMGEPRON?

É necessário aguardar a divulgação do Edital para verificar os pré-requisitos exigidos para cada Cargo para que se possa fazer a opção pelo Cargo a que estaria apto a se candidatar.

 

Caso seja aprovado para uma cidade, tenho posteriormente a chance de me transferir para outra cidade?

A princípio não, mas após ter cumprido o período de experiência de 3 meses e havendo vaga aberta para o mesmo cargo na cidade para onde tem a intenção de ser transferido, poderá ser encaminhado requerimento para apreciação da Diretoria da Empresa.

 

Caso opte por um cargo destinado a uma determinada cidade, poderia realizar as provas em outra cidade?

A EMGEPRON possui contrato com Organizações Militares da Marinha do Brasil em outras cidades além do Rio de Janeiro. Por ocasião do concurso as Organizações participantes são informadas aos candidatos.

 

Caso opte por um cargo de lotação em cidade diferente daquela em que resido, poderia realizar o processo pré-admissional ou outras etapas do próprio Concurso na minha cidade ?

A única etapa do Concurso possível de ser realizada na cidade de origem do candidato ou na cidade a que melhor lhe convier é a Prova Objetiva. Quando o Cargo exigir Avaliação de Aptidão Técnica como etapa do Concurso, esta deverá ser realizada na cidade para onde se destina o Cargo assim como todos os procedimentos pré-admissionais, como exames médicos e consulta com o Médico do Trabalho.

 

Como faço para acompanhar o andamento das convocações dos candidatos aprovados?

Basta acessar no site da EMGEPRON o link A Empresa, e selecionar o item Concursos na barra de Menu http://www.emgepron.mar.mil.br/index/editais_concursos.htm.

 

É obrigatória a convocação de candidatos aprovados dentro do número de vagas oferecidos pelo Edital?

Sim. Caso as convocações de candidatos aprovados dentro do número de vagas não ocorra no tempo regulamentar estabelecido no Edital, a validade do concurso poderá ser prorrogada por igual período uma única vez, prazo esse não mais prorrogável e limite para as convocações.

 

Quando normalmente acontecem os Concursos da Escola Técnica do Arsenal de Marinha (ETAM)?

Os Concursos da ETAM são realizados semestralmente, com previsão de publicação dos Editais sempre nos meses de abril/maio e outubro/novembro.

 

Quem está habilitado a se candidatar a uma vaga na ETAM?

O único pré-requisito para concorrer às vagas da ETAM é que o candidato possua no mínimo o 2º ano do ensino médio.

 

Qual o tempo de duração dos Cursos Técnicos oferecidos pela ETAM?

Os Cursos Técnicos têm a duração de 3 semestres no horário de 7:30 às 15:30 horas.

 

Se a convocação de um concurso não chegar à residência do candidato?

O candidato tem por obrigação manter seus dados atualizados durante a vigência do concurso. Caso as convocações cheguem ao endereço fornecido e o candidato não for localizado, o candidato será eliminado.

 

LICITAÇÕES

 

Como posso ter acesso aos editais de licitações da EMGEPRON?

No site da EMGEPRON http://www.emgepron.mar.mil.br, no link Licitações e Contratos.

 

Como posso esclarecer dúvidas de processos licitatórios?

Enviando e-mail para: emgepron-licitacao@egpron.mar.mil.br.

 

Para qual endereço posso encaminhar o catálogo de produtos de minha empresa?

Para o seguinte endereço: Edifício Almirante Raphael de Azevedo Branco, 2º andar - Ilha das Cobras - Centro - RJ CEP: 20.091-907 ou para o e-mail: emgepron-licitacao@egpron.mar.mil.br

 

COMO INGRESSAR NA MARINHA DO BRASIL

 

Como ingressar na Marinha do Brasil?

A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM), é a Organização Militar da Marinha do Brasil responsável pela execução dos Processos Seletivos. Em sua página na internet http://www.densm.mar.mil.br/sitenovo/ingresso.html podem ser encontradas informações detalhadas sobre as formas de ingresso, inscrições, períodos e requisitos de cada processo seletivo.